domingo, 14 de novembro de 2010

Mais banquetes - Inglaterra

Pela primeira vez e apenas no período compreendido entre 31 de Julho e 29 de Setembro de 2008, foi possível, a quem visitou o Palácio de Buckingham, ver também a Sala “Ballroom”, devidamente preparada e ornamentada para um Banquete de Estado. Aos visitantes foi, igualmente, mostrado um filme com imagens dos empregados preparando a mesa para um Banquete.
Os Banquetes de Estado, em Buckingham, são organizados quando a Rainha recebe um Chefe de Estado estrangeiro e o agracia com um Banquete. Os Banquetes de Estado são oferecidos a cerca de cento e setenta convidados da Rainha e acontecem, normalmente, na primeira noite da Visita de Estado. Durante o já longo reinado da Rainha Isabel II foram organizados, em Buckingham, setenta e sete Banquetes de Estado, no Castelo de Windsor dezessete e apenas um no Palácio de Holyroodhouse.
Os Banquetes de Estado sempre integraram as cerimônias reais e são uma forma de assinalar ocasiões significativas, embora nos últimos dois séculos se verifiquem muitas diferenças na organização dos mesmos. O formato atual dos Banquetes de Estado, no Palácio de Buckingham, segue o modelo usado pela Rainha Victória, que introduziu a cerimônia da “Procissão Real” antes do início do Banquete propriamente dito. Os convidados são recebidos pela Rainha e pelo Chefe de Estado visitante, na sala de música do Palácio. Daí seguem para o “Ballroom” onde decorre e é servido o Banquete. A “Procissão Real” é conduzida pela Rainha e pelo Chefe de Estado seguido pelo Lord Chamberlain e pelo Lord Stewward. Antes do jantar ser servido, a Rainha faz um brinde ao convidado de honra que agradece e retribui desejando saúde à Rainha. Normalmente, este momento é antecedido pelos habituais discursos.

Durante o Banquete a orquestra militar interpreta o programa musical pré-definido para a ocasião. No final do Banquete tocam-se gaitas de foles. Após este momento, a Rainha e o Chefe de Estado convidado, bem como os demais convidados, dirigem-se para a Sala de Jantar de Estado e para a Sala Azul onde é servido o café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário