sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Croque Monsieur, em Paris

Na primeira noite na Cidade Luz, nada mais clássico do que um clássico sanduíche francês: croque monsieur. O local, Le Petit Pont, um café muito simpático à beira do Sena, com uma deslumbrante vista para a Catedral de Notre Dame, na Rue de la Huchette esquina com a Rue Petit Pont. Na varanda, aquecida com cogumelos a gas, pode-se fumar, TRANQUILAMENTE, sem essa neurose horrível que assola as nossas cidades. Todos fumam, na maior tranquilidade.
O Croque-Monsieur é o mais famoso sanduíche francês. Segundo a Enciclopédia Larousse Gastronomique, o primeiro Croque-Monsieur foi servido no verão de 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines, em Paris. De inspiração anglo-saxônica, o Croque-Monsieur é uma adaptação (melhorada) do Welsh Rarebit inglês, e a principal diferença é o acréscimo do presunto na receita francesa.
Ingredientes:
 8 fatias de pão de forma (branco ou outro de sua preferência)
8 fatias de espessura média de presunto cozido sem gordura
120gr de queijo gruyère ralado (se não tiver, use parmesão)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
4 colheres de sopa de manteiga
2 gemas
Noz moscada ralada a gosto
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Sal a gosto

Modo de preparar:
Derreta a manteiga numa panela pequena. Pincele as fatias de pão com um pouco de manteiga. Reserve. Acrescente a farinha de trigo à manteiga restante na panela (cerca de 3 colheres) e leve ao fogo baixo, misturando bem. Cozinhe sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada. Acrescente o leite aos poucos misturando sem parar para não deixar encaroçar o creme. Coloque o sal e a pimenta do reino. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, ou até obter um creme mais denso, mexendo sempre.  Acrescente as gemas e misture rapidamente. Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente a noz moscada, misturando bem. Tire do fogo e deixe amornar. Forre uma assadeira retangular com papel manteiga (fica mais fácil pra tirar depois e não gruda na forma), ou use uma assadeira antiaderente. Caso não tenha nem uma coisa nem outra, unte levemente uma assadeira comum com manteiga. Disponha 4 fatias do pão pincelado com manteiga sobre a assadeira (com a manteiga virada pra cima). Sobre o pão, espalhe uma porção do queijo ralado, por cima do queijo, duas fatias de presunto e, por cima do presunto, mais um pouco de queijo ralado. Feche cada um dos sanduíches com a outra metade do pão pincelado com manteiga (a manteiga para baixo). Pegue o molho branco preparado antes e que deve estar morno à essa altura e misture o restante do queijo ralado. Sobre cada sanduíche, coloque duas colheres do molho branco com o queijo e espalhe por todo ele o mais uniformemente possível. Leve ao forno pré-aquecido (bem quente), com a parte do queijo virada para cima.  Retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário