sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sopa de cebola gratinada à francesa

Mais um clássico da culinária francesa, recentemente declarada Patrimônio Imaterial pela UNESCO. Aqui foi saboreada no Quartier Latin, em Paris, mais especificamente na Rue Saint Severin.

A sopa de cebola gratinada é uma das entradas mais apreciadas na França. Uma das lendas sobre seu surgimento conta que ela foi criada pelo Rei Luis XVI. Em uma noite, ele descobriu que ele só tinha cebola, manteiga e champanhe. Misturou os poucos ingredientes e criou a primeira sopa de cebola francesa.  Já segundo Silvio Lancelloti, em “O Livro da Cozinha Clássica”, esta preparação teve origem em meados do século 12, com um velho hábito dos gauleses de colocar uma fatia de pão num prato fundo e, por cima, depositar o liquido resultante do cozimento de legumes e carnes. Esta era uma das tradicionais refeições noturnas da época. No início, a soup a l’onion era vista como alimento dos camponeses e pobres – afinal cebolas cresciam em todos os lugares, não havia nada de especial nelas. Entretanto, a mistura de cebolas caramelizadas, carne, pão e queijo gruyère derretido tem um sabor clássico, independente de ser o prato da realeza ou dos servos. Existem especulações de que o prato tem suas raízes no período das invasões romanas e desde então é bastante popular.

SOPA DE CEBOLA GRATINADA À FRANCESA
Ingredientes:
¼ de xícara de chá de manteiga
3 cebolas em rodelas
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 ½  xícaras de chá de água
2 ½  xícaras de chá de caldo de carne
tomilho a gosto
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
1 baguete cortada em rodelas
250 g de queijo suíço em fatias

Modo de preparar:
Numa panela com capacidade para 4 litros refogue na manteiga em fogo baixo, as cebolas e o açúcar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione a farinha e mexa até que fique bem misturada com a cebola e o líquido de cozimento. Adicione a água, o caldo e o tomilho. Tampe e deixe levantar fervura. Diminua bem o fogo e cozinhe por 30 minutos.
Divida a sopa entre 4 tigelas individuais refratárias e coloque 1 fatia de pão torrado sobre o líquido, em cada uma. Dobre as fatias de queijo ao meio e coloque sobre cada torrada, na sopa. Arrume as tigelas numa assadeira e leve ao forno (250 graus). Asse por 10 minutos ou até que o queijo derreta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário