domingo, 27 de fevereiro de 2011

Já é Carnaval no Rio de Janeiro

Desde a semana passada, Momo já desfila pelas ruas da Cidade Maravilhosa. Nos finais de semana, da Zona Norte à Zona Sul, os blocos tomam conta de ruas e praças. Pra quem gosta, as opções são inúmeras. Mas para quem, como nós, prefere ficar em casa, curtindo outros programas, quiçás vendo o desfile das Escolas de Samba na tv, aqui vai uma dica pra adoçar as noites - e madrugadas - de desfile.


Um doce simples, crocante e com muitos nomes. É o mais famoso dos doces de Carnaval, e pelo nome chiacchiere é conhecido na Sicilia, Campania, Lazio, Sardegna, Umbria, Puglia, Calabria e na área de Milão, e por frappe na Itália central.

Assume o nome de bugie (Genova, Torino, Imperia), cenci (Toscana), cròstoli (Ferrara, Veneto, Trentino, Friuli Venezia Giulia), galàni (Venezia, Padova), intrigoni, lasagne, lattughe, pampuglie, rosoni o sfrappole (Bologna, Modena, Romagna), cioffe (Sulmona, Centro Abruzzo), sfrappe (Marche).
 

Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
25 g de açúcar de confeiteiro
50 g de manteiga
2 ovos inteiros
2 gemas
una casca de um limão ralada
1 pitada de sal
Óleo para fritar

Modo de preparar:
Peneire a farinha e faça uma montanha, forme uma cavidade no centro dela e adicione os demais ingredientes. Amasse tudo muito bem, com as mãos até obter uma massa lisa e consistente. Deixe-a repousar por 15 minutos. Enfarinhe um plano de trabalho e abra a massa com a ajuda de um rolo, obtendo uma massa fina, como de um pastel. Com um cortadore de masas frisado, corte primeiro a massa em listras e depois em losangos, ou no formato que preferir. Frite em óleo muito quente, como pastéis, escorra em papel absorvente e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário