domingo, 20 de março de 2011

Bolinhos de arroz para comemorar São José

Bolinhos de arroz de São José
Receita tradicional da cidade de Florença (Itália)



Ingredientes
350 g de arroz
1l de leite
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de açúcar de baunilha
a casca de uma laranja ralada
50 g de farinha de trigo
2 ovos
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro
óleo de soja ou de milho suficiente para fritar

Modo de preparar:
Cozinhar o arroz no leite, adicionando uma pitada de sal. Deixar esfriar e colocar a farinha de trigo, o açúcar de baunilha, a casca da laranja ralada, o fermento, as gemas e, por último, as claras batidas em neve, misturadas com delicadeza. Com as mãos molhadas, preparar bolinhas com a massa, passá-las na farinha de trigo e fritá-las em óleo bem quente. Escorrer os bolinhos em papel absorvente e pulverizar com açúcar de confeiteiro.



São José
Esposo da Virgem Maria e padrasto de Jesus. Ele figura na infância de Jesus conforme a narrativa de Mateus e de Lucas, e é descrito como um homem justo. Mateus descreve os pontos de vista de José, e Lucas descreve a infância de Jesus com José. Ele é descendente da casa real de David. Noivo de Maria, foi visitado por um anjo que lhe informou ser pai do filho da Virgem, e que o filho era do “Sagrado Espírito”. Ele tomou Maria e a levou para Belém onde teve lugar o nascimento de Jesus. Novamente avisado por um anjo das intenções do rei Herodes, José levou Maria e Jesus para o Egito. Eles só voltaram a Nazaré quando outro anjo apareceu a José, comunicando-lhes a morte de Herodes. A última menção feita a José nas Sagradas Escrituras é quando procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Os estudiosos das escrituras acreditam que ele já era velho e teria morrido antes da Paixão de Cristo.
A veneração especial a José começou na Igreja moderna, onde escritos apócrifos passaram a relatar a sua história. Em 1479 ele foi colocado no calendário romano com sua festa a ser celebrada em 19 de março. São Francisco de Assis e Santa Teresa de Ávila ajudaram a espalhar a devoção e, em 1870, José foi declarado patrono universal da Igreja pelo papa Pio IX. Em 1889, o papa Leão XIII o elevou a bem próximo da Virgem Maria e o papa Bento XV o declarou patrono da justiça social. O papa Pio XII estabeleceu uma segunda festa para o santo, a festa de “São José, o trabalhador” em 1º de maio. É o padroeiro dos carpinteiros e é representado como um homem velho, com um lírio na mão, e algumas vezes, ensinando a Jesus o ofício da carpintaria.   
            Essa receita florentina é preparada para a comemoração do Dia dos Pais, celebrada na Itália, no dia de São José, ou seja, ontem, 19 de março.

São José - Caravaggio

Receita do Livro O CÈU NA BOCA, Ed. Tinta Negra, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário