domingo, 20 de março de 2011

Zeppole di San Giuseppe

Essa receita é típica da cidade de Nápoles onde, junto com o padroeiro San Gennaro, é um dos santos mais venerados na cidade. Toda a pessoa de nome Giuseppe (José) e todos os papais - afinal dia 19 de março é o dia dos pais na Itália - , recebe esses doces como presente. Eles também estão presentes em todas as vitrines de confeitarias da cidade. (Foto do busto de prata do Santo na Basilica de San Gennaro - Nápoles)

Segundo a tradição, o doce tem origens muito antigas, no Império Romano, no início da era cristã. Quando José, Maria e o pequeno Jesus foram obrigados a fugir para o Egito, por causa da perseguição de Herodes, conta-se que São José, para prover o sustento da família, vendia rosquinhas fritas naquela terra que os acolheu. Dali em diante, a tradição se perpetuou, e essas deliciosas roscas passram a ser o doce típico da festa em comemoração ao Santo Carpinteiro.

Ingredientes (para 10 zeppole):
4 ovos inteiros
175 g de farinha de trigo
200 ml de água
100 g de manteiga
1 pitada de sal
óleo para fritura
açúcar de confeiteiro para polvilhar
para o creme:
200 ml de leite (primeiro leite)
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher  de sopa de farinha de trigo,
1 ovo
5 gemas passadas pela peneira
300 ml de leite (segundo leite)
110 g de açúcar,
½  fava de baunilha aberta ao meio (ou gotas de baunilha),
60 g de manteiga

Preparo do creme:
Dissolva o leite, o amido de milho e a farinha de trigo. Acrescente o ovo e as gemas. Reserve. Misture os 300 ml de leite (segundo leite) com o açúcar e a fava de baunilha. Leve para ferver. Adicione a mistura do primeiro leite ao segundo (que tem amido, ovo e gema). Mexa sem parar até engrossar e começar a borbulhar. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Leve a batedeira em velocidade baixa somente para esfriar. Passe o creme por uma peneira fina e coloque numa tigela.

Preparo das zeppole:
Coloque a água com uma pitada de sal em uma panela e leve ao fogo, quando começar ferver coloque toda a farinha e mexa tudo com uma colher de madeira, até a massa desgrudar do fundo da panela (cuidado para não encaroçar). Tire do fogo, deixe repousar e quando esfriar coloque os ovos e a manteiga e misture tudo energicamente, criando uma massa bem amalgamada. Com o saco de confeitar, coloque dentro uma boa quantidade da massa e faça círculos em forma de “rosquinhas”. Se preferir as “zeppole” menos calóricas, forre uma assadeira com papel manteiga e asse as “zeppole” em forno a 180°C por 20 minutos. Todavia, para as verdadeiras “zeppole”, frite-as em bastaste óleo quente, e retire-as ainda bem clarinhas. Depois de frias, polvilhe com açúcar de confeiteiro, corte-as ao meio, e novamente use o saco de confeitar com o creme para recheá-las com o creme.  Enfeite o centro com um pouco da geleia de sua preferência

Nenhum comentário:

Postar um comentário