terça-feira, 3 de maio de 2011

Comer como um cardeal


Andrea Landini - O almoço do chef

A História dos Cardeais começa por estar ligar ao clero de Roma e já vem de longe: o título de Cardeal foi reconhecido pela primeira vez durante o pontificado de Silvestre I (314-335). O termo vem da palavra latina cardo/cardinis, que significa "eixo" e inicialmente o título de Cardeal era atribuído genericamente a pessoas ao serviço de uma igreja ou diaconia, reservando-se mais tarde aos responsáveis das igrejas titulares de Roma e das igrejas mais importantes da Itália e do mundo.
Os Cardeais nascem, assim, dos presbíteros dos 25 títulos ou igrejas paroquiais de Roma, dos 7 (posteriormente 14) diáconos regionais, 6 diáconos palatinos e dos 7 (6 no século XII) bispos suburbicários, todos eles conselheiros e colaboradores do Papa. Segundo as notas históricas do “Anuário Pontifício”, a partir do ano 1150 formaram o Colégio Cardinalício com um Decano, que é o bispo de Ostia, e um Camerlengo, na qualidade de administrador dos bens.
O Decano é eleito, como se refere no Código de Direito Canónico (CDC, Cân. 352, § 2), pelos Cardeais com o título de uma Igreja suburbicária - as sete dioceses mais próximas de Roma (Albano, Frascati, Ostia, Palestrina, Porto-Santa Ruffina e Velletri-Segni). O nome é posteriormente apresentado ao Papa, que o deve aprovar.
Durante a minha pesquisa para o livro O Céu na Boca, a seleção de receitas foi uma das tarefas mais difíceis. Primeiro pelo grande número delas ligadas à Igreja, aos Santos e ao calendário. E depois, mais difícil ainda, foi selecionar aquelas cujos ingredientes eram possíveis de ser encontrados em nosso país. Acabei por formar um grande arquivo. Pois bem, em pesquisas para outras finalidades, acabei encontrando uma série de imagens, de quadros que retratavam cardeais à mesa. E aqui vai uma seleção de receitas inéditas e de imagens.

Andrea Landini - Favor e Graça - Burlington Paintings, Londres

Café do Cardeal - receita napolitana

1 xícara de café expresso
2 colheres de café de nata batida
1 pitada de chocolate amargo em pó

Sobre o café expresso, coloque a nata batida, uma pitada de chocolate amargo e sirva com biscoitos.


Victor Marais-Milton - Anno Domini - Burlington Paintings, Londres

Bacalhau à moda do cardeal – receita portuguesa

Ingredientes:
500 g de bacalhau demolhado, limpo e em lascas
1 xícara de chá de azeite extra virgem de oliva
½ xícara de chá de água
2 pimentões verdes sem sementes em rodelas
1 pimenta-malagueta em rodelas
2 cebolas em rodelas
6 tomates em rodelas
sal a gosto

Modo de preparar:
Em uma panela, fazer camadas alternadas de cebola, pimentão, bacalhau e o tomate. Regar com azeite. Temperar com sal e a pimenta. Juntar a água, tampar e deixar no fogo baixo até o bacalhau ficar macio. Servir em seguida.

Franck Moss Bennet- Late but welcome, 1931 - Burlington Paintings, Londres


Pàccheri del Cardinale – receita napolitana

Ingredientes:
500 gr de pàccheri (pasta curta de grande diâmetro)
2 kg de tomate italiano pomodori maturi San Marzano
150 ml de caldo de carne
2 folhas de louro
½ colher de chá de tomilho
1 pimenta vermelha
100 g de manteiga
50 de queijo parmesão ralado
300 g de creme de leite
Sal a gosto

Modo de preparar:
Afervente os tomates, pele-os e bata-os no liquidificador ou processador. Numa panela, a fogo médio, coloque os tomates batidos e o caldo de carne, o louro, o tomilho e a pimenta picada. Cozinhe em fogo lento até que se reduza à metade. Desligue o fogo, adicione a manteiga, o creme de leite e o parmesão, e misture tudo muito bem. Cozinhe a massa al dente, escorra, recoloque na panela e tempere com o molho preparado anteriormente.

Paul Schaan - 1900, Dorotheum Leilões - Viena


 


2 comentários:

  1. MAGISTRALE ! Splendido, interessantissimo articolo.
    Caro Fabiano, i miei Complimenti vivissimi a te e a Carlos per il vostro Blog: RAFFINATISSIMO, CULTURALMENTE RICCHISSIMO e...SEMPLICEMENTE MERAVIGLIOSO ! Bravi !
    Con Amicizia e Stima,
    Paola Galanzi

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida,belissimas imagens
    Vou ampliar e emoldurar para decorar a minha sala de estar junto a um piano MUITO ANTIGO DE MARCA NAGEL,COM TECLAS DE MARFIM

    ResponderExcluir