sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tom Yam Kung - sopa oriental

Adoro essa sopa. A primeira vez que a tomei foi no Restauante Mestiço, em São Paulo, em 2000. Foi paixão à primeira colherada. Enquanto me deliciava, fui decodificando os inghredientes e resolvi prepará-la em casa, posterioormente. Já preparei várias vezes, mas o maior sucesso foi quando a servi para minha médica e sua irmã, duas magras de plantão e que quase não comem nada. Pois bem, elas repetiram. Foi a sagração da sopa. Seu sabor exótico, delicado e picante ao mesmo tempo, encanta os paladares.



Ingredientes:
1l de leite de coco
500 ml de água de coco
2 talos de capim-limão
3dentes de alho picados
1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
1 colher de sobremesa de curry
250 g de cogumelos shimeji
750 g de camarão rosa VM sem casca
2 folhas de limão
sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 ovo
2 colheres de sopa de coentro picado
4 lagostins
salsinha crespa para decorar

Modo de preparar:
Em uma frigideira aqueça 2 colheres de sopa de azeite e doure 2 dentes de alho picados. Lave bem os lagostins e refogue-os na frigideira. Salpique com sal e reserve
Pique 2 dentes de alho e doure-o em uma colher de azeite de oliva, adicione a pimenta picada, as folhas de limão rasgadas, os talos de capim limão também picados e refogue. Acrescente o leite de coco, a água de coco, abaixe o fogo. Assim que esiver aquecido, adicione o shimeji, o curry, salge e adicione o ovo ligeiramente batido. Mexa bem com um fouet; o ovo serve para que o leite de coco não talhe. Quando estiver bem quente, adicione os camarões e continue mexendo até que eles fiquem cozidos. Finalize acrescentando o coentro picado. Sirva a sopa decorando-a com um lagostim e um ramo de salsa crespa. Mesa decorada by Carlos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário