terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bone China: o que é isso?


Bone china é um tipo de porcelana que é feito com ossos de animais. Aproximadamente metade da fórmula usada para criar esse material consiste em ossos de animais que foram despojados de carne e queimados a temperaturas muito elevadas. A cinza resultante é muito fino e estéril, e é adicionada a outros ingredientes, tais como argila, água e pó de pedra. O material é então formado em várias peças de porcelana e queimado em um forno artesanal ou industrial. A porcelana resultante é de cor marfim clara e mais durável do que outros tipos de porcelana.



Manufatura Spode, Inglaterra, 1805
decoração nº 1645 "Japan"

História
A Inglaterra é o berço de porcelana de ossos. Ela foi criada por volta de 1800 por Josiah Spode I, um oleiro famoso e dono da fábrica de porcelana Spode. A Spode boné china tornou-se popular rapidamente, devido a vários fatores. Primeiro, o mercado estava maduro para porcelana fina que poderia ser produzida localmente. A fonte original da maioria das porcelanas finas era a China, mas a importação do país distante tornou-se cara. Segundo, a porcelana era mais fácil de fabricar que a porcelana dura ou macia, porque as temperaturas de queima eram muito mais baixas. Fábricas foram capazes de iniciar a produção da bone china usando o forno que já tinham. As peças resultantes eram bonitas e duráveis, muito mais fortes do que os tipos anteriores de porcelana.  Josiah Spode Filho ou Josiah Spode II, era adepto de marketing de produto de seu pai. Isso levou a um aumento da procura e a propagação de fabricantes de porcelana de ossos.
Identificação

É fácil de dizer se uma peça de porcelana é porcelana de ossos. As cinzas de ossos de animais fazem com que a porcelana fique ligeiramente translúcida. Quando você segura um pedaço de porcelana de ossos contra a luz, você deve ser capaz de ver seus dedos através da peça.
Tipos
Existem inúmeros fabricantes de porcelana de ossos, muitos dos quais estão em funcionamento há mais de 100 anos. Alguns dos fabricantes mais populares são Spode, Davenport, Royal Adderley e Wedgwood. Cada produtor de porcelana de ossos normalmente estampada suas peças com a marca da empresa, embora as primeiras peças não foram marcadas. Há muitos livros disponíveis para ajudar a identificar as marcas de colecionadores de empresa diversas.

prato da manufatura Spode, Inglaterra, séc. XIX

Um comentário:

  1. Sempre aprendendo! Bem vindo ao meu trabalho!!! É uma honra tê-lo ao meu lado. Obrigado vc e Carlos por deixarem compartilhar conhecimento, cultura, e bom gosto!

    ResponderExcluir