sexta-feira, 9 de março de 2012

Peperonata a modo mio para o fim do verão

Pois é. Eu sei que faz muito tempo que não postava nada. durante a viagem que fizemos ficou difícil, e nem sempre tinha tempo pra descarregar fotos e postar novidades. Todavia, prometo que irei compartilhar algumas experiências gastronômicas legais que tivemos.
Mas hoje o assunto é o final do verão. A estação mais esperada do ano, para muita gente, está dando adeus em muitas regiões do nosso grande Brasil, mas aqui no Rio ela sempre fica mais um pouquinho. As praias continuam cheias, os turistas diminuíram um pouco, e a feira está cheia de coisas boas. Legumes, hortaliças e frutas são as vedetes do período e hoje não resisti aos pimentões. Verdes, vermelhos, amarelos, grandes e pequenos, de todos os preços. Também quero aproveitar as últimas folhas de manjericão do vaso que está na janela da lavanderia aqui de casa. Manjericão, pimentão, verão!

O pimentão é uma das hortaliças mais ricas em vitamina C e quando maduro é excelente fonte de vitamina A. Também é fonte de cálcio, fósforo e ferro. Possui poucas calorias. É um fruto originário do sul do México e América Central, pertencente à família das Solanáceas como a batata, o tomate, o jiló, a berinjela e as pimentas.
O pimentão é uma planta de verão e há três tipos básicos quanto ao formato: quadrado, retangular e cônico. Com relação à coloração, os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos, amarelos ou alaranjados quando maduros, segundo a variedade. O pimentão roxo e o de cor creme formam a exceção deste padrão, pois apresentam tal coloração desde o início de sua formação.
Os frutos devem apresentar-se limpos, firmes e com casca brilhante, o que indica que estão frescos. Os frutos colhidos muito novos são pequenos, têm cor verde-pálida e murcham mais rapidamente. Deve-se dar preferência aos frutos cujos talos foram cortados rentes.

E aqui vai o resultado da minha compra de hoje...





Peperonata a modo mio

Ingredientes:

2 pimentões vermelhos pequenos cortados em tiras
2 pimentões verdes pequenos cortados em tiras
1 pimentão amarelo médio cortados em tiras
1 cebola grande cortada em tiras bem finas
1 dente de alho cortado em lascas
3 colheres de sopa de azeite de oliva
folhas de manjericão a gosto
sal a gosto
1 pitada de pimenta calabresa em pó (opcional)



Modo de preparar:

Lave bem os pimentões, corte os talos, parta-os ao meio e retire as sementes e as partes brancas do interior. Corte em tiras finas e reserve. Corte a cebola também em tiras bem finas e o alho em lascas. Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva e coloque as cebolas fatiadas. mexa com uma colher de pau até que elas adquiram uma cor âmbar. Acrescente o alho em lascas, frite mais um pouco e acrescente os pimentões fatiados. Acrescente o sal e a pimenta calabresa e continue mexendo, de vez em quando, por uns 20 minutos, até que os pimentões amoleçam. acrescente as folhas de manjericão, mexa uma última vez para que elas murchem no calor e deixe esfriar. É uma ótima salada ou um antepasto que combina vem com torradas ou fatias de pão italiano.

Um comentário:

  1. Mmmmmmmm......pensa , caro Fabiano, che il profumo delizioso della tua peperonata è arrivato sino in Italia dal Brasile ! Ho avuto problemi tecnici ad alcune pagine del mio blog, ma ora è tutto ripristinato allo status quo antes.
    Spero di sentirti presto. Ancora Complimenti. Bravissimo ! Un Affettuoso Saluto dall'Italia, con Stima ed Amicizia.
    Ciao ! : )
    Paola

    ResponderExcluir