sexta-feira, 23 de março de 2012

Sardela



Sardella ou sardina, em italiano significa sardinha , a base do preparo do antepasto mais famoso em muitos  restaurantes italianos, principalmente da cidade de São Paulo.  Porém, na Itália, não há nenhuma receita com este nome.
Na cidade de Crotone e na sua província, na Calábria, é preparado um molho picante e muito gostoso, não muito conhecido mundo afora, mas apreciadíssimo aqui no Brasil, obviamente adaptado: a sardella. A sua preparação segue ainda uma antiga receita, cujo principal ingrediente são as sardinhas novas, com escamas ainda muito macias, lá chamadas de nunnata ou neonata. Também não pode faltar o pimentão topepo, uma variedade levemente picante e em forma de cereja, que é seco ao sol e depois torrado no forno a lenha e picado. Peixe e pimentão são misturados com sal e flores de erva-doce selvagem, e colocados em barris, pressionados por pesos. No interior dos barris maturam lentamente até se transformar em um saboroso creme, muito picante que, em geral, é diluído em azeite de oliva como tempero para massas ou para ser passado em fatias de pão, como crostini. É chamado, também, de caviar calabrês.
O que provavelmente aconteceu foi que, com a chegada dos italianos no nosso país, muitas das receitas originais acabaram sendo adaptadas, com seus ingredientes substituídos por outros de menor preço ou fáceis de ser encontrados aqui, ainda mais se falamos do final do século XIX e início do XX. Mas fato é que a sardela é um delicioso antepasto, e se, tipicamente italiano ou não, é muito saboroso e vale a pena prepara-lo.



Ingredientes
2 pimentões vermelhos picados
1 cebola grande picada
2 tomates picados sem pele e sem sementes
6 tomates secos
3 dentes de alho picados
6 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de páprica picante
100 g de sardinhas sem pele e sem espinhas
2 filés de anchovas salgadas
Sal a gosto

Modo de preparo
Numa panela, em fogo médio, refogue em 3 colheres de azeite de oliva o pimentão, a cebola, o alho e os tomates frescos, até que o pimentão e a cebola fiquem bem macios. Deixe esfriar. No liquidificador, coloque o refogado frio, os tomates secos, a sardinha e os filés de anchova, tempere com a páprica picante e adicione mais 3 colheres de sopa de azeite de oliva. Bata bem até que fique uma pasta homogênea. Servir gelado e regado com um fio de azeite de oliva..

Nenhum comentário:

Postar um comentário