domingo, 19 de agosto de 2012

Publicidades Antigas

Pyrex: um clássico na cozinha de muitas gerações.

Esse vidro especial foi desenvolvido pela empresa alemã Schott Glaswerke por volta de 1880. è um vidro borosilicato fabricado a partir da areia de quartzo misturada com óxido de boro, alumínio, potássio e sódio, com baixíssimo coeficiente de dilatação. Esta é a razão que o torna muito resistente aos grandes choques térmicos. Foi um grande avanço da indústria química da época.
Antes da primeira grande guerra a Schott firmou um contrato com a Corning Glassworks, empresa americana que recebeu a receita do vidro, e que deu origem à marca Pyrex. Com a derrota dos alemães na guerra, os americanos confiscaram a receita do vidro como botim de guerra, e passou a fabricá-lo em larga escala.
Conta a lenda que em 1913 ou 1914, Bessie Littlejohn, esposa do vice-presidente da Corning, pediu ao marido que lhe trouxesse da fábrica algo que pudesse ser usado como descanso de panelas, algo resistente ao calor. Eureka! O marido pensou então em desenvolver uma linha de produtos para cozinhas domésticas. Em 1915 nascia o primeiro pyrex: uma forma para pizza. Aliás, o nome pyrex nada mais é do que a junção das inicias pi-zza com a desinência r-ex utilizada para determinar aquele tipo de vidro resistente. A Corning Glass entregou a primeira remessa de refratários para o uso doméstico à Jordan Marsh, grande loja de departamentos em Boston, em maio de 1915.
A novidade passou a ser produzida nos mais variados formatos e tornou-se um must. Em 1919 a empresa produziu mais de 4 milhões de peças. Já em 1927, estima-se que mais de 30 milhões de peças inundavam os lares americanos. E da América espalhou-se pelo resto do mundo. Inclusive na casa da minha mãe, nos anos 50. Quem não se lembra dos almoços de domingo, das lasanhas, frangos assados e bacias de batedeira de pyrex leitoso?








Um comentário:

  1. Oi.
    Gostei muito do seu blog,parabéns.
    Sabia que agora tem um "Portal" só de blogs de qualidade,assim como o seu?
    Isso mesmo,é o "Portal Teia",que divulga todo tipo de blog,não só os grandes.
    Passa lá e pede uma divulgação,é grátis rápido e não precisa cadastro.
    Até mais

    ResponderExcluir